terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Tiago Amarante 3C

Noticia indio xacriabá

A noticia fala sobre bibliotecas que serão implantadas na região de são João das missões apesar de ser um incentivo a cultura. A projeto prejudica a integridade da tribo já que os livros são em português e afastam cada vez mais a língua nativa.
Brasil: 85 bibliotecas rurais em 3 dias
31.01.2011 | Fonte de informações:

Comunidades Carentes do MA e MG recebem 85 bibliotecas rurais em 3 dias
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, que foi criado para incentivar a leitura em comunidades afastadas e carentes, vai implantar mais 85 bibliotecas até o final do mês. Na quinta-feira (27) serão inauguradas 43 bibliotecas no Maranhão (MA). De sexta (28) a sábado (29), outras 42 serão instaladas em Minas Gerais (MG).
Os municípios escolhidos no MA foram o de Governador Nunes Freire, Buriti Bravo e Chapadinha, integrantes dos Territórios da Cidadania Alto Turi e Gurupi, Cocais e Baixo Parnaíba. Em MG serão atendidas 40 aldeias indígenas da etnia xacriabá, em São João das Missões, e comunidades rurais de São Francisco e Luislândia.
As bibliotecas rurais são administradas voluntariamente por moradores das comunidades atendidas, que são treinados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e se tornam agentes de leitura, responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à atividade. Nessa ação, serão capacitados 86 agentes.
As pequenas bibliotecas rurais terão livros didáticos, de literatura e técnicos, que são escolhidos de acordo com os interesses e as necessidades locais. O desenhista Maurício de Sousa colaborou com diversos gibis de sua autoria (Turma da Mônica) para enriquecer o acervo.
Arca das Letras incentiva a leitura desde 2003
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi criado em 2003 para incentivar a leitura no meio rural, implantar bibliotecas e formar agentes de leitura nos assentamentos da reforma agrária, associações de crédito fundiário, colônias de pescadores, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e demais comunidades de agricultura familiar. O objetivo é levar cultura e informação às comunidades mais afastadas das grandes cidades, proporcionando aos produtores rurais e suas famílias a oportunidade de exercer sua cidadania.
Hoje, o programa instala, em média, três bibliotecas por dia em áreas rurais. São milhares de livros circulando diariamente no campo. A ação faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), coordenado pelos Ministérios da Educação e da Cultura, e reúne uma ampla rede de parcerias, formada por Órgãos públicos, instituições não-governamentais, movimentos sociais e sindicais, escolas, editoras, livreiros, artistas, intelectuais, escritores e a população urbana em geral, que contribui para a chegada das bibliotecas a todos os cantos rurais do Brasil.
Programa beneficia mais de um milhão de famílias e ganha prêmio
Desde 2003, foram implantadas 8.040 bibliotecas, capacitados mais de 17 mil agentes de leitura e distribuídos mais de dois milhões de livros, beneficiando um milhão de famílias. O Arca das Letras foi premiado, com menção honrosa, no Prêmio Vivaleitura 2009, da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, como experiência abrangente e relevante para o País

Nenhum comentário:

Postar um comentário