terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Laíza Freitas 3c

STF julga hoje ocupação de área indígena no sul da Bahia
Helen Bernardes
Brasília/DF
Quarta-feira, 24 de setembro de 2008, 10h21

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa hoje, 24, a ação em que a Funai (Fundação Nacional do Índio) pede a nulidade de títulos de propriedade de terras concedidos pelo governo da Bahia a fazendeiros e agricultores no sul da Bahia. Segundo a Funai, centenas deles ocupam de forma irregular terras dos índios pataxó-hã-hã-hãe.

Ontem, 23, os índios realizaram, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), um ato público em defesa da retirada de fazendeiros que ocupam parte da Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu, na Bahia.
O caso

A questão, relatada pelo ministro Eros Grau, será discutida por meio de Ação Cível Originária (ACO 312) ajuizada há 26 anos pela Funai. A área conflagrada abrange os municípios baianos de Camacan, Pau-Brasil e Itaju do Colônia, tem 54 mil hectares e abriga cerca de 3,2 mil índios, segundo dados dos próprios indígenas.

O processo foi levado ao Plenário algumas vezes. Em uma delas, em fevereiro de 2002, os ministros chegaram à conclusão que poderiam analisar a ação da Funai mesmo diante da não demarcação da terras como indígenas, pela União, de acordo com o determinado pela Constituição Federal de 1988.

Em 1926, o governo da Bahia teria feito uma tentativa de demarcação que não chegou a ser consolidada. Mesmo assim, o Tribunal entendeu que poderia examinar se a área é ou não indígena.

Em novembro de 2007, o Tribunal decidiu que não seria possível rediscutir ou complementar perícia no estágio processual em que a ação se encontrava. Isso porque o relator já havia permitido que as partes no processo e o Ministério Público Federal (MPF) apresentassem suas alegações finais.

O parecer do MPF sobre a ação data de abril de 2001. Nele, o procurador-geral da República à época, Geraldo Brindeiro, opinou pela procedência do pedido da Funai, com a declaração de nulidade dos títulos de propriedade de terras concedidos aos fazendeiros e agricultores.
Comentário:
Acho que o governo deveria devolver as terras aos Índios, pois pertencem a eles desde sempre, e é um direito que eles possuem. Os índios já não tem muito espaço nesse imenso país para exercer sua cultura, já não tem muito espaço para habitarem, ainda querem tirar as terras deles? Não pode continuar assim. O STF devia se tocar e devolver o que lhes pertence por direito.
Laíza Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário