sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Arthur 3C

Arthur Francisco 3ºC
Índios (que sobraram) do Brasil
Cerca de 0,2% da nossa população são índios. Quem já teve a posse de todo o território nacional agora ocupa 12% do mapa. De um total de 350 mil indígenas remanescentes, aproximadamente 50 mil deixaram as reservas para viver nas cidades ou no campo. Mesmo quem ficou na mata, na maior parte das vezes, passou a ganhar a vida como se fosse um caboclo ou ribeirinho. Para recuperar sua língua, sua cultura e seu passado, os índios dependem da demarcação de suas terras e do acesso à educação diferenciada.
Difícil dizer quantos eram os índios antes do Descobrimento. Calcula-se que havia entre 2 e 6 milhões de indivíduos. Mas um palpite otimista não resolve muita coisa. Ao contrário: quanto maior a estimativa, mais desoladora parece a realidade dos primeiros habitantes do Brasil. Atualmente, eles não passam de 350 mil, o equivalente a três Maracanãs lotados. Você sabe o que isso quer dizer? É possível que, ao longo de nossa história, a população indígena tenha sido dizimada ao ritmo de um milhão por século!
A tragédia indígena não se mede só pelo número de mortos. Tal massacre esconde uma perda ainda mais dramática, porque irreparável. Etnias inteiras foram riscadas do mapa, levando consigo sua cultura e a contribuição que poderiam ter legado à identidade do país. Hoje, o número de agrupamentos indígenas se resume a um quinto do que havia antes de Cabral chegar. Das 216 tribos restantes, apenas 16 rejeitam o contato com não-índios e mantém intactos seus costumes.

Comentário:  A noticia fala sobre a ocupação dos índios no território brasileiro, que atualmente esta diminuído cada vez mais, esse fato prejudica a cultura e o modo de viver dos indígenas. Antigamente eles caçavam, pescavam eles eram auto-suficientes, alem de terem sua própria cultura como rituais de casamentos, dentro outros.
Atualmente índios disputam territórios com brancos e ate vivem como os brancos, se comunicam com telefones celulares  e trabalham para ganhar dinheiro e compra alimento .
Fonte: http://www.educacional.com.br/reportagens/indios/default.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário